sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vicent Van Gogh

Vicent Van Gogh não conheceu a fama e a fortuna. Em toda a sua vida, o mestre da pintura vendeu apenas um quadro. Durante seus trinta e sete anos de vida, passou fome e frio, viveu em barracos a pobreza absoluta.
Só virou celebridade e foi reconhecido como gênio após sua morte em 1890. Hoje seus quadros estão entre os mais caros do mundo.
Viveu na Bélgica, na Holanda e Paris até se estabelecer na cidade de Arles, no sul da França.
De origem holandesa, Van Gogh sofria de crises nervosas constantes e era de poucos amigos. Foi durante uma dessas crises que ele mutilou a própria orelha, nesses períodos de loucura Van Gogh não conseguia desenhar, pintar ou mesmo escrever.
Morreu em julho de 1980 após dar um tiro no próprio peito.




auto retrato
óleo sobre tela (1889)


Foi o último dos auto retratos pintados por Van Gogh, na época estava internado em um asilo, ao enviar o quadro ao irmão Theo escreveu:
" Espero que repares que a expressão do meu rosto se tornou mais calma, embora o olhar esteja menos firme que antes, segundo me parece"










quadro em Arles
óleo sobre tela (1888)


Obra de arte mais famosa de todos os tempos, essa pintura retrata seu quarto na casa que alugou em Arles.
"É simplesmente o meu quarto. É a cor que faz tudo, dando, por meio simplicidade, maior estilo às coisas, e sugerindo a ideia de calma ou, naturalmente, de sono.
Em resumo, a presença do quadro deve acalmar a cabeça, ou melhor, a fantasia"










doze girassóis numa jarra
óleo sobre tela ( 1888)


Primeira tela que fez após se mudar, pretendia decorar o ateliê com meia duzia de quadros de girassóis em tons diferentes. Foi a melhor fase da sua brilhante carreira.



Pós - impressionista
Vicent Van Gogh era pós- impressionista, ou seja, rejeitava a tentativa de retratar a natureza a partir de impressões imediatas.
Para os pós - impressionistas a expressão de emoções na pintura voltava a ser importante, o objetivo era realizar uma análise estrutural da natureza.






Esse é um resumo da vida e obra de Vicent Van Gogh, espero que tenham gostado!

Bom final de semana!!!

sugestões e comentários: asona@ig.com.br

Um comentário:

  1. Um ótimo resumo. Claro, objetivo. : ) COntinue postando para nós! Beijão

    ResponderExcluir