domingo, 13 de novembro de 2011

Henry Marie Raymond de Toulouse Lautrec

Nascido em uma família nobre em 24 de novembro de 1864 na França, o artista pós-impressionista  Toulouse Lautrec sofria de uma distrofia desconhecida na época que o deixara meses e meses de cama. Nesses períodos aproveitava para aperfeiçoar seus desenhos e aquarelas.
(Lautrec aos 26 anos)

Lautrec era um boêmio que descobriu no bairro de Montmatre (Paris) sua paixão pela arte e pelas  dançarinas dos cabarés franceses.
Faleceu jovem aos 36 anos vítima de sífilis e alcoolismo, mas deixou um legado artístico importantíssimo tanto  a quantidade e qualidade além de ser o precursor da popularização e comercialização da arte.

Troupe de Mille Elegantine (cartaz de 1896)

Criou vários cartazes publicitários para diversos bares e cabarés famosos na França e retratou as dançarinas e a vida noturna de Paris como nenhum outro artista, tendo como inspiração a dançarina do Moulin Rouge Jane Avril, conhecida na época como "La Goule".

(Jane Avril  - Tela de 1892)


( Jane Avril - cartaz de 1899)

Nota: Pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e escultura no final do impressionismo, por volta de 1885O pós-impressionismo se define por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura que acentuassem valores nas cores e a dimensão das gravuras.

Um comentário:

  1. Oi Ana, aqui é a Carolina. Adorei o seu blog, de verdade! Achei ótima a idéia de escrever sobre história da arte, além de divulgar os seus próprios trabalhos artísticos. Desejo muita sorte com o novo blog, espero que dê super certo e que você ganhe ainda mais fãs (e encomendas também, pq não)? hehe
    Aaah, e se quiser dê uma passadinha no meu blog de Crochet! O nome é Carolina Crochet e o endereço tá aqui no meu perfil do blogger.
    muitos beijos para você e para a Bia!! :)

    ResponderExcluir